Sem tempo para estudar? Este pode não ser o real problema!
- Mães Concurseiras
- 14 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2019
“Não tenho tempo para estudar, como faço para passar em concurso? ” Essa é uma dúvida bastante comum das pessoas que estão se preparando para concurso público, mas saiba que existe solução para isso.
Você pode estar se queixando de ter que trabalhar e estudar para a faculdade, de ter os filhos para cuidar, a casa, o marido, dentre outros, porém, quando o desejo de passar é realmente forte, não existem barreiras que te impeçam de conseguir estudar. Além disso, existem muitas coisas que podem roubar seu tempo e, em muitos casos, você nem percebe. É isso que vou te mostrar aqui hoje.
A seguir, veremos alguns problemas comuns que podem gerar falta de tempo e/ou te fazer ter a impressão de que lhe falta o tão valioso tempo.
1) Procrastinação
Em muitos casos, o problema da falta de tempo pode estar relacionado à procrastinação, em que a pessoa vive adiando seus estudos ou inventando desculpas para não os fazer. Algumas até começam a estudar para passar em concurso, mas depois de um tempo ficam entediadas e inventam mil e uma coisas para não seguirem adiante.
Se você não for do tipo de pessoa que tem o costume de estudar, será uma tarefa árdua se adaptar à rotina de estudos intensos, e a procrastinação poderá surgir. Porém, conforme for se habituando, seu cérebro saberá que aquela é uma hora importante e que se deve ter atenção e concentração nesse momento.
2) Falta de Foco
E aqui surge outro problema, a falta de foco e de atenção. Não é difícil encontrar uma pessoa que se distrai facilmente quando tem o celular ao lado ou mesmo a Netflix na televisão. Nesse ponto, o segredo é simples: tire tudo o que te distrai da sua volta: desligue o celular, estude bem longe da televisão e, se estiver estudando pelo computador, feche todas as abas inúteis ou que possam tirar sua atenção dos estudos.
3) Gastando o precioso tempo de forma incorreta
Já parou para pensar na quantidade de coisas em que você perde tempo e que não somam em nada na sua vida profissional? Por exemplo, ficar horas e horas em redes sociais, assistir a vídeos até tarde, ficar de papo furado por aí, dentre outras coisas. Nesse tempo, você poderia estudar para concurso e melhorar seus resultados.
Quem decide seguir a vida de concurseiro deve saber que tempo é precioso para os estudos e, nessas horas, você deve pensar no seu futuro e no de quem você ama: quer dar uma vida melhor para seus filhos? Quer ajudar seus pais? Quer ter uma carreira de sucesso e uma vida financeira estável? Então, não desperdice seu tempo. Agora, se você consegue conciliar diversão e estudos, tudo bem.
Você tem um caminho promissor pela frente, basta saber priorizar o que é mais importante em cada momento da sua vida.
4) Organização errada
Imagine que você trabalhe de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com intervalo de 1 hora e 30 minutos para o almoço, e que a noite você tenha apenas 1 hora de descanso sozinho. Logo, você tem 2 horas e 30 minutos para estudar e, se acordar um pouco mais cedo, pode conseguir mais 30 minutos durante a manhã, concluindo 3 horas para os estudos, mesmo que em períodos diferentes.
O que importa não são as horas de estudo, e sim se você compreendeu e assimilou o conteúdo, pois, se você estudar 5 horas todos os dias, mas não conseguir aprender o assunto, foi tempo jogado fora. Por isso a estratégia de organização é essencial para todo concurseiro.
O mais importante é criar o hábito de estudar todos os dias, isso contribuirá para melhorar seus resultados e eliminar o sentimento de “obrigação” que você pode sentir cada vez que vai estudar.
5) Encontrar o horário ideal
Como última e essencial dica para passar em concurso, aconselho que você encontre o tempo em que melhor poderá estudar. Como disse, não são necessárias horas e horas de estudos, mas, no mínimo, umas 2 ou 3 horas diárias, que podem ser divididas em duas etapas: 1 hora pela manhã e 1 pela tarde, ou 1:30 horas pela manhã e 1:30 pela noite, de acordo com a sua rotina. Lembre-se de manter o foco no seu aprendizado.
Há inúmeros métodos que podem te auxiliar no processo de organização, concentração, melhora de resultados e escalada rumo à sua aprovação.
E, caso não esteja conseguindo sozinho, procure um profissional que possa te auxiliar nesse processo de construção, autoconhecimento e alcance de alta performance. Um coach especialista em concursos é a melhor pedida!
Sucesso! Lembre-se: a estrada pode ser a mesma para muitos, mas a forma de “caminhar” é única e exclusivamente sua!
Comments