10 dicas essenciais para mães concurseiras
- Mães Concurseiras
- 14 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2019
Elas não usam capa, nem máscaras ou disfarces, mas não restam dúvidas: elas têm, sim, superpoderes. Afinal, se ser mãe já exige tempo, cuidado e MUITA dedicação, ser mãe concurseira soma ainda a esse combo foco e equilíbrio emocional, já que lidar com a culpa, cansaço e a rotina dupla – ou tripla, no caso de quem ainda trabalha no setor privado – precisa de muita perseverança e disciplina.
Para ajudar essas guerreiras a seguirem em frente em busca de seu sonho, preparamos 10 dicas para mães concurseiras conciliarem o estudo com a maternidade.
1 – Faça um cronograma
Crie seu cronograma de acordo com sua realidade e necessidade. Procure encaixar as tarefas diárias sempre no mesmo dia e horário, criando uma rotina. Por exemplo:
Segunda-feira:
18h às 19h – Fazer o jantar e servir para a família
19h às 21h – Ajudar na lição de casa, brincar, dar banho e colocar para dormir
21h às 23h – Estudar
Quando temos uma programação por escrito para seguir, fica mais fácil se programar – e reprogramar, quando necessário.
2 – Crie um ciclo de estudos
No exemplo acima você tem 2h para estudar na segunda-feira. Aproveite esse período de acordo com sua demanda de estudo. Por exemplo: estude 1h de Direito Administrativo e 1h de Direito Constitucional. No dia seguinte, se tiver mais 2h disponíveis para estudar, divida o tempo entre Português e Informática. Siga com a organização até completar o ciclo das disciplinas que precisa estudar.
3 – Seja flexível
Sabemos que alguns conteúdos exigem mais tempo para estudo, treinamento e assimilação. Seja flexível e saiba organizar seu ciclo de estudos. Se no meio do caminho você estiver empolgada com determinado conteúdo, não precisa parar assim que completar a 1h, por exemplo. Entenda seu ritmo e respeite seu aprendizado.
4 – Aproveite seu tempo ao máximo
Mesmo que você tenha se planejado estudar à noite, se surgir alguma oportunidade à tarde, não pense duas vezes: aproveite! Assim você consegue adiantar conteúdos e antecipar seus estudos. Quanto mais oportunidade para aprender, melhor.
5 – Busque força no que você tem fé
Se você tem alguma fé, independentemente de qual seja ela, se apoie e lembre sempre dela. Alguns momentos são difíceis, o cansaço toma conta muitas vezes, mas você precisa seguir em frente. Lembre de seu sonho e tenha força e foco para avançar sempre. É o que todos os concurseiros dizem: no final, você verá que tudo valeu a pena!
6 – Peça ajuda e compreensão
Você enfrentará um período de muita dedicação, que exige concentração e foco. Por isso, não tenha vergonha ou receio de pedir ajuda para sua família. Você precisará de tempo para estudar e qualquer momento de folga e compreensão serão valiosos na sua preparação.
7 – Reserve um tempo para relaxar
Pode parecer difícil e quase impossível descansar e relaxar enquanto se divide entre estudar e ser mãe, mas não se esqueça que relaxar é tão importante quanto estudar. É nesses momentos de prazer que você consegue descansar seu cérebro para prepará-lo para mais uma leva de aprendizado.
8 – Aproveite todo tempo possível
Sabe aqueles momentos que parecem inúteis, como a fila do banco, a espera do ônibus, a sala de espera de um médico, a caminhada até o trabalho, etc? Aproveite para variar o modelo de aprendizado. Estude por videoaula, leia resumo de matérias, resolva questões.
9 – Não se culpe (ou, pelo menos, lide bem com ela)
Quem se prepara para concurso sabe bem que isso exige tempo. Se as mães que não são concurseiras já costumam se culpar pela falta de tempo com os filhos, as concurseiras precisam ter ainda mais atenção para não perder o foco. Quando começar a se sentir culpada, lembre-se que estudar para concurso é temporário. Quando conquistar seu sonho, sua rotina e tempo voltarão ao normal.
10 – Estabeleça prioridades e não esqueça delas
Quando o cansaço e desânimo começarem a dar as caras, lembre-se de sua prioridade. Passar em um concurso público exige dedicação e precisa ser o foco principal na vida dos concurseiros. Não abra mão dos outros projetos e sonhos, apenas adie o que não for prioridade agora.
Comments